terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tendências em acessórios

Como surge uma tendência na moda? Você já se fez essa pergunta? A Red Cabaret, marca de acessórios que você encontra no Espaço Capela, foi quem deu a explicação!

O criador (designer, estilista, diretor criativo) analisa as tendências anteriores, verifica o comportamento das pessoas e constata, através de números, quais funcionaram mais em vendas. Dessa análise ele deduz (ou chega perto disso) para onde essas tendências podem caminhar.

Paralelamente, ele avalia qual delas se aproxima de sua própria história, de seu momento, de suas buscas. Afinal ele vai trabalhar com a mais instável das forças: a sua própria inspiração!

Recentemente e cada vez mais, estamos resgatando valores antigos: o retorno das garrafas de vidro, o fim das sacolas plásticas, o alimento orgânico, a medicina alternativa. E a moda também vem refletindo essa consciência.

Os índios americanos, por exemplo, têm sido um tema recorrente, quase permanente nas coleções da Red Cabaret. O uso das penas, das pedras, dos metais e das franjas representam forças da Natureza.

A onipresença da caveira nos acessórios pode parecer um punk tardio, mas, na verdade, a cabeça descarnada do ser humano vem trazer a mensagem de que há algo além dessa vida que vivemos. Em muitas culturas, é na cabeça que mora o Espírito de Deus e, entre os índios americanos, não é diferente.

A turquesa, pedra mística que afugenta os maus espíritos, garante força na batalha e proteção contra ferimentos, também apazigua o ódio, tomando-o para si.

As penas têm vários significados: nobreza, agilidade, destreza, coragem etc.

As várias pulseiras de fios trançados vêm de uma tradição antiga em presentear os melhores amigos com uma dessas, para representar a verdadeira amizade, a união e a parceria.
As franjas têm vários significados, entre elas: são os braços do homem forte que protege sua família, seus amigos e sua tribo. Para as mulheres, representam a água que limpa, cura, esquenta ou esfria conforme a necessidade de seus entes queridos.

As cores também seguem uma lógica: Turquesa representa o Céu, o Ar; Branco, as Águas; Tons Terrosos, a Terra; Tons Quentes, o Fogo; Violeta ou Preto, tudo que é ligado ao “mundo do além”.
E assim, através de pesquisas, é possível traduzir em peças (roupas e acessórios) esse momento histórico.

Para entender um pouco melhor o trabalho da Red Cabaret, confira algumas das peças que você encontra no Espaço Capela:






Via redcabaretfashion

Um comentário: