terça-feira, 21 de maio de 2013

Podologia: muito mais do que a estética dos pés



Cuidar da saúde do corpo e da mente é essencial. Mas você sabia que cuidar dos pés também ajuda a melhorar a sua qualidade de vida? Esse é o papel do podólogo que, além de prevenir micoses, calamidades e rachaduras, pode ajudar no caso de problemas crônicos como a diabetes. 

“Com o tempo, se for um diabético descompensado – aquele que não tem a doença controlada - , ele pode desenvolver as neuropatias diabéticas. Uma das primeiras partes do corpo que se observa problemas são os pés, por causa da circulação, e nos nervos”, explica Lenina Marlene Zambon, podóloga do Aurum Hair Lounge e técnica em podologia pela Escola de Saúde de Piracicaba. 

O profissional precisa ter ainda um cuidado especial ao cortar as unhas do cliente que é diabético, e observar sua sensibilidade - já que alguns podem perdê-la aos poucos, com o passar do tempo.

Pessoas que não possuem nenhum tipo de problema de saúde também podem fazer uso da podologia, por exemplo, através de hidratações para melhorar o aspecto dos pés. Este é o caso de Célia Regina Roncato, 52, empresária. “Eu faço podologia com a Lenira há algum tempo, para manter meus pés saudáveis, sem calosidades. Antes tinha problemas com unha encravada e hoje não tenho mais graças às sessões”, conta. 

Lenira diz que é comum algumas pessoas irem ao salão achando que não estão com problemas nos pés e ela descobrir através da análise que possui micoses. “Nesse caso, utilizo o oléo essencial de melaleuca e aplico alta frequencia - um aparelho que possui ação bactericida. Se tiver no começo da micose, é possível tratar só dessa forma, porém, se estiver em um estágio avançado, eu recomendo que o cliente procure um dermatologista”, complementa Lenira. 

O podólogo também realiza o que é chamado de órtese: a correção no formato da unha no caso de pessoas que têm problemas excessivos de unha encravada. “É utilizado uma fita chamada fibra de memória reta, que vai fazer um trabalho para abri-la e ficar com um formato mais retangular, mais correto. Esteticamente a unha fica mais bonita e sem problemas de encravar”, diz a podóloga.

Esse são alguns dos serviços que Lenira oferece no Aurum Hair Lounge. Amanhã outra matéria sobre um dos procedimentos que fazem maior sucesso no salão!

Por Amitiés Gestão e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário